segunda-feira, 24 de setembro de 2012

YAKUZA!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Ação
Plataforma: Playstation 2, Playstation 3
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Amusement Vision/Sega


Revisão: conhecido como Ryu Ga Gotoku (Like a Dragon) no Japão, Yakuza é uma série de jogos de ação/luta produzido pela Sega exclusivamente para os videogames da Sony. Usando a famosa máfia japonesa como temática, o jogo narra a história de Kazuma Kiryu, membro do clã Fuma que estava prestes a fundar sua própria família após anos de trabalho. Kiryu tinha uma forte amizade com Akira Nishiki, também Yakuza, e Yumi Sawamura, seu amor de infância. No entanto, sua vida virou pelo avesso quando Sohei Dojima, líder do clã Tojo (a família dominante), sequestra Yumi e tenta estuprá-la. Nishiki parte para salvá-la e acaba matando seu chefe. Antes das autoridades chegarem, Kiryu manda Nishiki fugir com Yumi e assume a culpa. Graças a seu antigo chefe Shintaro Fuma ele acaba na cadeia ao invés de morto. Após 10 anos na prisão, Kiryu retorna a região de Shijuku de Tóquio esperando reencontrar seus amigos. No entanto, o que acaba vendo é sua família desmoronando após o desaparecimento de 10 bilhões de yenes e da morte do atual chefe Masaru Sera. Seu antigo amigo Nishiki reaparece muito diferente do que fora e parece intimamente ligado aos eventos. Na tentativa de reencontrar a desaparecida Yumi, Kazuma acaba encontrando a menina Haruka, suposta sobrinha desta, e que procurava sua mãe Mizuki. Em um ambiente selvagem, cercado por inimigos, Kazuma tenta reencontrar uma razão para seguir vivendo, juntando os pedaços de seu passado e conseguindo novos amigos em uma sociedade conturbada e turbulenta. O jogo é ambientando em uma limitada localização da cidade de Tóquio, mas a retrata de uma maneira ímpar, havendo muitos prédios, lojas, luzes e pessoas nas ruas. O jogo foi lançado originalmente em 2005, sendo relançado no pacote HD Collection junto com Yakuza 2 este ano para Playstation 3.

Jogabilidade: a exploração da cidade é similar ao estilo mundo livre, porém mais limitado pelo tamanho de Shinjuku e pela impossibilidade de realizar saltos. A variedade de prédios que podem ser esplorados é muito grande, com amplas opções de lojas, restaurantes, sorveterias, cafeterias, supermercados, bares, casinos, casas de lutas e etc. É possível andar livremente pela cidade e completar uma série de minigames e missões opcionais enquanto se realiza as missões da história. Quando há necessidade de lutar, uma tela diferente se abre e o ambiente se torna mais limitado. Neste momento o jogo se torna um beat'em up 3D tradicional, sendo possível usar elementos do cenário e do inventário para auxíliar nos combates. Cada luta garante pontos de experiência que podem ser usados mais tarde para ampliar as habilidades de Kiryu em determinados atributos, melhorando ou ampliando seu arsenal de ataques. O inventário é limitado e o excedente de itens pode ser armazendado em um baú no bar Serena. Além das missões do jogo e extras ainda existe a possibilidade do namoro nos bares, em uma maneira típica japonesa de "hostress", e a coleção de chaves do armário central, cada uma garantindo importantes itens. Em alguns momentos do jogo Kiryu será acompanhado por Haruka enquanto explora a cidade. A presença dela "tranca" alguns locais (clubes noturnos) e abre possibilidade de uma série de jogos extras, destaque para a máquina de pescar bichos de pelúcia. Tudo isso garante a diversão e aumenta a confiança da menina no nosso protagonista. Não é possível digirir veículos ou trocar de roupa. A cada vez que se come ou bebe algo diferente uma variável quantidade de experiência é ganha, além de recuperar a barra de vida. Bebidas alcoólicas, se consumidas em excesso, diminuem temporariamente algumas habilidades de luta.

Pros: Yakuza é mais um dos games que se destaca pelo seu roteiro digno de uma grande obra do cinema. É, claro, amplamente inspirado nos filmes de ação do final dos anos 80 e início dos 90. Apesar de turrão e pouco expressivo, a história de Kazuma é capaz de comover os gamers, em um dos roteiros mais envolventes da história dos videogames. Toda a ambientação de uma cidade japonesa é incrível, o mesmo valendo para os personagens e suas expressões faciais típicas. O trabalho de dublagem é outro destaque, em especial o original japonês que, obviamente, faz mais sentido. A qualidade gráfica e sonora é visível para qualquer um que olhe os primeiros minutos de um trailer. As missões extras e os encontros tornam o jogo maior e mais interessante para quem quiser completá-los, ainda que possam ser tranquilamente dispensados por quem não quiser. Por último, as batalhas são divertidas (com raras exceções) e a experiência ganha garante uma grande progressão nas habilidades de Kiryu do início ao final do jogo.

Contras: o sistema de batalhas aleatórias lembra o de muitos RPGs, o que nem sempre é satisfatório. As armas de fogo foram bem pouco trabalhadas. Mesmo não sendo o foco do jogo poderia haver um trabalho melhor nessa área, já que a única vantagem das armas de fogo é a distância. Além disso, como normalmente acontece, algumas missões opcionais são realmente frustrantes.

Screenshots:


















Trailer:


Considerações Finais: Yakuza é o primeiro jogo de uma recente e já clássica série dos consoles da Sony, que recentemente recebeu mais um título, Ryu Ga Gotoku 5. Um excelente trabalho em produção e um roteiro cativante tornam este jogo um daqueles obrigatórios para quem possuir o PS2 ou o PS3. Um grande sucesso de público e crítica e um dos maiores sucessos da Sega atualmente. Certamente um dos games que mais me marcou, recomendo a todos os fãs de ação. O game gerou mais uma continuação no PS2 e mais três no PS3, além de outros spin-offs no PSP e no PS3. Em breve voltaremos com outros títulos da série.

Um comentário:

  1. A história realmente é uma coisa que envolve até quem está lendo a review '-' Chega eu imaginei o cenário D: Muito marcante mesmo. Me é bem interessante o jogo, apesar de eu ter me confundido muito agora com os nomes D: Não sabia mais quem era quem em um ponto e tive que voltar a ler xD Irei lembrar desse jogo, pior que já tinha ouvido sobre, mas nada que ressaltasse a história.
    Abraz :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...