domingo, 24 de junho de 2012

UNCHARTED DRAKE'S FORTUNE!

Escrito e editado por: Edu-jb

Gênero: Ação/Aventura
Ano de Lançamento: 2007
Plataforma: Playstation 3
Produtora: Naughty Dog

Revisão: Uncharted: Drake's Fortune é o primeiro jogo da série de aventura produzida pela Naughty Dog, famosa por sua parceria com jogos exclusivos da Sony. O jogo é considerado peça fundamental no arsenal de games do PS3. E não é pra menos. Uncharted é o jogo mais divertido que joguei nos últimos anos, já que apresenta boa jogabilidade, história divertida e cenários épicos. O jogo relata as aventuras de Nathan Drake, determinado a achar um tesouro que seu suposto antepassado  Sir. Francis Drake perseguia. Auxiliado por seu Amigo Victor "Sully" Sullivan e a bela repórter Elena Fisher, Nate parte seguindo a trilha deixada por seu antecessor, encontrando seu caixão em pleno oceano. Com ele, descobre as coordenadas da lendária cidade de El Dorado, localizada no interior da floresta amazônica. Como não poderia deixar de ser, um grupo de mercenários pretende usar o tesouro para enriquecer e para isso precisa dos conhecimentos de Drake, o que garante muitos confrontos e aventuras. Temendo que sua ambição pela reportagem perfeita atrapalhasse seus planos, Nate e Sully deixam Elena para trás e partem para a Amazônia em busca da cidade dourada. Chegando lá, além de encarar a mata, os animais e os rios, os dois devem passar por um verdadeiro exército inimigo, enquanto investigam templos e prédios antigos, cheios de charadas e armadilhas presentes desde muito antes da primeira expedição espanhola na região. No entanto, o que parecia uma grande aventura para Nate se torna uma luta desesperada pela própria vida, ainda mais quando perde seu amigo e descobre que Elena os havia seguido e agora estava igualmente em perigo. Para quem curtiu os filmes de ação dos anos 80 é impossível não ver a inspiração, a aventura constante e a gigantesca dose de humor em quase todas as cenas lembram diretamente um tal dr. Henry Jones e suas aventuras por tesouros pedidos, sempre muito bem acompanhado.

Jogabilidade: o jogo apresenta uma jogabilidade muito simples e intuitiva, oscilando entre os clássicos da aventura (God of War) e o tiro em terceira pessoa (Resident Evil). Não há mira automática, portanto a precisão dos tiros é fundamental para o progresso, mas a mira sensível facilita bastante. Nesse sentido aliás o jogo se destaca justamente por não querer inovar, mira no L1 e atira no R1, visão em primeira pessoa no L2, rola no círculo, bate no quadrado, pega itens no triângulo, pula no X, recarrega no R2 e troca de armas no direcional. Ou seja, segue os controles padrão de jogos da Sony, o que facilita para jogadores antigos. As armas do jogo são extremamente bem produzidas. Nathan pode portar uma arma de mão, pistola, revólver ou sub-metralhadora, uma arma de grande porte, rifle de precisão, rifle de combate, espingarda ou lança-granadas, e as granadas de mão. Não há barra de vida, Nate morrerá se receber muitos tiros, mas é possível saber quando está em estado crítico porque a tela fica distorcida e preto e branco. Ficando algum tempo a salvo do perigo recuperá a vida dele. Não há itens de cura. Quanto aos cenários, são belíssimos e extremamente ricos em detalhes, repletos de enigmas e desafios de saltos a serem superados. Os aliados, quando presentes, efetivamente ajudam nos tiroteios, diferente de alguns jogos onde apenas atrapalham e morrem. Durante o jogo existe uma série de tesouros colecionáveis e medalhas que podem ser ganhas por completar determinadas tarefas. Essas medalhas podem comprar armas e roupas especiais. Além disso, após completar o jogo é possível assistir novamente qualquer cinematic e jogar de novo em qualquer missão escolhida (o que deveria ser regra nesse tipo de jogo).

Pros: não há palavras para explicar a qualidade gráfica deste jogo, talvez apenas superada por seus sucessores. E não me refiro apenas aos cenários ou rostos e expressões bem construídas, o que é bem normal e aberto a discussão, mas a pequenos detalhes, como a água correndo, as roupas molhadas, o vento nas árvores, a respiração ofegante que se reflete em uma movimentação totalmente anatômica do tórax, enfim, muitas coisas mínimas que me chamaram atenção. O som (não apenas as músicas) é outro fator que contribui para a qualidade do cenário. O humor do jogo é talvez o mais inteligente que eu já vi, garante verdadeiras gargalhadas em determinadas cenas (no melhor estilo Indiana Jones). A ação é constante e desafiadora e os comandos são intuitivos para qualquer um que já tenha jogado um jogo de tiro qualquer. É possível salvar em qualquer momento do jogo, o que garante sua progressão. E a história, simples e objetiva, deve agradar praticamente qualquer um que curta o gênero. De resto, cabe ressaltar os colecionáveis, um desafio extra mas não absurdamente difícil, e as opções após completar o jogo que são realmente gratificantes.

Contras: o maior certamente é que ele é bem curto, talvez umas 8 horas de gameplay. Além disso não há grandes opções multiplayer. Fora isso, é possível que alguns jogadores não fãs do estilo fiquem entediados com a repetição inimigos-enigmas-inimigos-saltos, mas pra mim isso afeta pouco a qualidade do jogo, assim como a "esquiva" que os bandidos tem durante o tiroiteio.

Screenshots:


 

Trailer:


Considerações Finais: acho que a fama e o trailer acima dão ideia das dimensões que este jogo tomou. Uncharted é um daqueles jogos que seguramente deve pesar enquanto alguém decide qual console comprar (afinal segue como exclusivo da Sony). O jogo mistura muitos elementos muito bem balanceados que o torna atrativo para jogadores ocasionais em busca de aventura e também àqueles que esperam um roteiro bem feito. Esse é um dos jogos obrigatórios para qualquer um que possua Playstation 3 ou PS Vita, que recebeu também um título. O jogo fez muito sucesso, sendo escolhido como game do ano de 2007 para Playstation 3. Seu sucessor, Uncharted 2 Among Thieves conseguiu ainda mais sucesso, como será discutido em breve. Altamente recomendado.


6 comentários:

  1. Que mal pergunte...tens um Ps3?XD
    Foi a 1ª coisa que bateu na cabeça aqui.

    O jogo parece divertido xD A simples história já é motivadora, expressando claramente atos que muita gente poderia tomar numa hora dessas xD
    Ei, finalmente alguem colocou alguma civilização antiga no Brasil xD Foi criada uma certa convenção de que civilizações antigas detinham uma tecnologia avançada e pans, no estilo delas é claro.
    "Os aliados, quando presentes, efetivamente ajudam nos tiroteios, diferente de alguns jogos onde apenas atrapalham e morrem." -> Eu tinha que destacar essa frase XDDDDDDD Eurialto XD
    Uma boa review que pra mim ainda parece ser uma preview, pela quantidade de anos que vai levar para eu ao menos tocar em um Ps3 meu XD A 1ª que traz um jogo exclusivo do Ps3, pelo que vejo =D

    ResponderExcluir
  2. De fato possuo um ps3 após longa espera, hehehe. Sempre estive um passo atrás da tecnologia dos videogames, quando a galera tinha o psx eu tinha o snes, quando tinham o ps2 eu tinha o psx e assim foi. Se bem que minha atualização não vai durar muito já que em breve lançam o ps4. Meu Deus! Onde vamos parar?

    Uncharted é um jogo divertidíssimo. Sempre achei que os exclusivos da Sony eram melhores (Metal Gear Solid 4, Yakuza, God of War), mas não considerava este jogo. Grave erro. Esse é um dos melhores na nova geração e suas continuações são igualmente divertidas. Um jogo marcante. Assim que puder, jogue, não se arrependerá.

    ResponderExcluir
  3. Então hoje eu estou a 2 consoles atras xD Vou pegar num Ps3 nem tão cedo.
    Eu realmente não sei quais vão ser os limites da tecnologia '-'
    Os japoneses já tem net que baixa a 1Gbps (sinal de fibra ótica). E nós achando muito net de 15/20 mb xD Que nem baixa a 20mbps xD

    Assim que eu puder jogar eu jogarei XDDD Daqui a 10 anos xD
    Penso em obter um PSP primeiro...Me vem logo um jogo chamado Jeanne d'Arq na cabeça .__.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um ps3 há um ano, e só agora estou jogando Uncharted, estou achando incrível... talvez eu termine ele hje, estou na parte em que os vilões fogem com Elena e o El Dorado (acho q já ta no final)... o jogo é incrível, mas tem um contra que quero citar é a mira: qdo vc aperta o R1 pra mirar, ela não vai para a direção que o Drake está posicionado, mas para a direção da camera... e mover a arma com a mira é bem lento... isso atrapalhou muito nakela parte em que aparecem os monstros pela primeira vez... Tenho o PS3 desbloqueado, só posso jogar games até a Fw3.55 e mais algumas exceções (Uncharted 1,2,3 estão entre elas)... só vou atualizar depois de terminar tudo que puder... Abraço

    ResponderExcluir
  5. É cara, esse jogo é sensacional. Geralmente fico com o pé atrás com esses Mega sucessos, sempre acho defeitos, mas esse não, gostei mesmo. De fato esse problema da mira pode ser chato, mas acho que atrapalha mais nessa parte que tu falou, que acaba sendo infernal de qualquer jeito. Só cuida, cara, que esse teu comentário teve dois spoilers e não dar spoiler é uma das poucas regras do blog. Mas como foi de um jogo cujo roteiro é relativamente previsível não dá nada.

    E tu tava bem perto do final, mas isso tu já deve saber porque já deve ter concluído quando ler isso, hehehe...

    Assim que possível joga os outros, são tão bons quanto esse. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bah, pois é, foi mal pelos spoilers, vou cuidar mais isso. Valeu pela dica. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...