quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SECRET OF MANA!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Action RPG
Plataforma: Super Nintendo
Ano de Lançamento: 1993
Produtora: SquareSoft
Revisão: hoje trago à vocês um clássico de uma não menos clássica série de RPGs. Secret Of Mana foi o nome dado nos EUA para o segundo Seiken Densetsu, lançado para SNES em 1993 (responsável por abrir as portas do sucesso mundial da série). Inicialmente você assume o papel do garoto Randi, que certo dia resolve se aventurar com seus amigos em uma ponte localizada acima de uma cachoeira aos arredores de seu vilarejo. Em um momento de distração, Randi desliza e acaba caindo da ponte. Tentando achar um caminho de volta para o vilarejo, o menino começa a ouvir uma misteriosa voz a lhe chamar. Seguindo o som, o garoto encontra uma espada cravada em uma rocha (exatamente de onde a voz vinha). O espírito da espada manda Randi retirá-la da rocha. Com a poderosa arma em mãos, o menino retorna ao seu vilarejo, onde é recebido de uma forma que não esperava: seus amigos se espantam com a espada e avisam ao patriarca, que o expulsa da vila, dizendo-lhe que ele era o responsável pelo recente aparecimento dos monstros que foram aprisionados pelo poder da espada que ele havia retirado da rocha. Após salvar um de seus amigos de um monstro e conhecer os poderes da Espada de Mana, Randi vai embora, sem escolha. Logo o menino descobre que deve visitar Water Palace, para falar com a sábia Luka (uma sacerdotisa, profunda conhecedora dos poderes de Mana) para descobrir toda a verdade a respeito da espada. Em Water Palace, Randi descobre através de Luka seu verdadeiro destino: recuperar o poder da Espada de Mana que estava sendo absorvido pelos monstros, encontrar os Espíritos de Mana e com a ajuda deles derrotar as criaturas malignas de uma vez por todas, para trazer a paz para o mundo. Um clássico do SNES que você não pode perder! Um dos grandes nomes dos RPGs de sua época!

Jogabilidade: Secret Of Mana é um Action RPG onde você tem um grupo de três personagens, sendo um controlado por você (que pode ser trocado pelos outros dois) e os dois restantes controlados pela inteligência artificial. Os ataques acontecem em tempo real e você poderá usar golpes físicos ou magias. Existe uma grande variedade de armas no game: espadas, lanças, machados, chicotes, arcos, boomerangs e luvas. Todas elas podem ser usadas por qualquer um dos três personagens, e contam com um sistema de Level muito interessante: quanto mais você usar uma arma, mais poderosa ela ficará, ganhando também uma barra extra que se carregada ao completo, faz com que seu personagem execute um ataque que causa no mínimo o dobro do dano base. Já as magias são adquiridas através dos Espíritos de Mana que você encontra ao longo do jogo, sendo que cada um deles fornece magias especificas com características de seu elemento representante (que podem ser magias de proteção, Boosts de Status, de ataque ou de cura). É possível acessar o menu de magias também dos personagens que não estão sendo controlados por você, fazendo com que eles utilizem magias ao invés de ataques físicos (isso serve de grande ajuda durante os combates contra inimigos mais poderosos). Vale lembrar que todas as magias também têm um Level, que aumenta conforme elas são utilizadas, aumentando seu poder/eficiência. Obviamente, alguns itens poderão ser usados para ajudar em sua jornada, sendo que você poderá levar uma variedade não muito grande de itens com você, além de cada espécie ter um número bastante limitado em seu inventário (por isso, sempre é bom fazer uma boa administração dos itens, levando com você somente os realmente úteis, como itens de curar de MP/HP e os de ressurreição). Como em muitos outros Action RPGs, o mapa do jogo é inteiro, contando com Dungeons e cidades, onde por sua vez, os Shops são encontrados, onde você poderá comprar novos equipamentos para seu grupo. Com o tempo, para agilizar as andanças pelos cenários, você encontrará alguns canhões que jogam os protagonistas para outro ponto pré-determinado do mapa.

Pros: gráficos muito atrativos, de design muito característico, marcantes para usa época; bom roteiro, que ganha sua mágica através de sua simplicidade; trilha sonora excelente; grande variedade de armas e magias, que podem ser usadas por qualquer personagem (e podem ser evoluídas  através de um sistema interessante que motiva seu uso); os mapas são muito grandes, cheios de localidades, sempre marcados por belas cores e uma grande variedade de inimigos; a jogabilidade é cativante e proporciona horas e horas de diversão, com boas buscas pelos cenários, combates em um sistema de batalhas objetivo e interessante e rapidez no acesso de itens nos menus (além do fato de que é possível continuar atacando enquanto se invoca uma magia, o que aumenta ainda mais a fluidez do Gameplay); Boss Battles desafiadoras, que exigem estratégias bem elaboradas na administração do grupo em um trabalho de equipe, sendo que de certa forma você pode também comandar seus companheiros quase que simultaneamente com seu personagem principal; com a ajuda do acessório Super Multitap (que adiciona mais controles no SNES), é possível jogar com mais dois amigos no modo Multiplayer, cada um controlando um dos personagens do grupo. Algo até mesmo incomum para a época!

Contras: como eu disse antes, as magias evoluem e aumentam seus danos conforme são usadas. Ou seja: a menos que você realmente queira MUITO evoluir todas as magias de ataque (mesmo as menos efetivas), você acabará usando poucas delas, pois as outras que foram utilizadas em menor escala, causarão um dano ridículo contra inimigos mais evoluídos (e tendo em vista os altos danos de outras que são mais utilizadas, o trabalho de evoluir as que ficaram para trás acaba não compensando muito). Isso acaba por tirar um pouco da inicialmente grande quantidade de magias.

Screenshots:











Trailer:


Considerações Finais: Secret Of Mana é um excelente RPG! Um clássico que marcou a chegada da série Seiken Densetsu ao SNES, que inclusive foi o responsável por mostrar a "Série Mana" para o mundo (sendo que o primeiro game, lançado para Gameboy em 1991, só foi ter uma versão nos EUA em 1998). Graças ao seu sucesso novos títulos continuaram sendo lançados, tornando Seiken Densetsu uma das mais respeitadas séries de RPGs já lançadas! Sem sombra de dúvida, um jogo que entra fácil na extensa lista de RPGs históricos e extremamente marcantes dos 16Bits! Não deixe de jogar Secret Of Mana! E não esqueça de conferir também minha review do terceiro game da franquia, Seiken Densetsu 3 (também lançado para Super Nintendo, popularmente conhecido como Secret Of Mana 2. Para ler minha review, basta clicar no link)! Um fortíssimo abraço à todos ligados aqui no Blog! Nos vemos na próxima postagem! Até mais!


10 comentários:

  1. Ótimo review, deu até vontade de zerar esta obra-prima outra vez!
    Preciso comprar logo esse cartucho, sou louco pra zerá-lo no console jogando com meu irmão, já que na época que joguei SoM no SNes ele era muito pivete e mal sabia jogar. hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por ter gostado da review! Obrigado por comentar tambem. De fato Secret Of Mana (assim como todos os demais Seiken Densetsu) é uma obra-prima! Um dos melhores RPGs de todos os tempos! Obrigado pela visita e volte sempre! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa garoto gostei dessa review do jogo :D

    ResponderExcluir
  4. Ótimo jogo, lembro de ter chegado no final, mas não chegei a zera-lo pq jogava em um pc que não era meu xD

    ResponderExcluir
  5. Mais um ótimo review, este blog está cada vez melhor, e foi ótimo conhcê-lo assim no seu início. Terminei esse game no emulador mesmo, nunca tive a oportunidade de jogá-lo no meu SNES antigamente. Faz tempo que to querendo jogar Seiken Densetsu 3 (Secret o Mana 2)e o Sword of Mana do Gba, talvez eu comece logo, só preciso terminar uns outros games primeiro^^

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos por terem gostado do review. Valeu pelo apoio de todos!

    ResponderExcluir
  7. Sem duvida todos os games de série Seiken Densetsu são otimos Giovani. Valem cada segundo de jogo. Eu particularmente tenho como favorito o Seiken Densetsu 3 até o momento (ainda me faltam alguns para zerar). Alias Seiken Densetsu 3 será minha proxima review da série! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. nossa muito bom! realmente mais um ótimo review! A escolha dos jogos para os review's é muito boa (pelo menos para mim), tantos castlevanias e jogos sensasionais!
    continue com o otimo trabalho o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo! Valeu pelos elogios, fico feliz que tenha gostado! Quanto às escolhas para as reviews, a lógica do Blog é não deixar nada passar. Tentamos trazer os mais variados tipos de games: antigos, recentes, populares, desconhecidos, etc. Com o tempo, mais e mais conteúdo irá aparecer por aqui, então, sinta-se em casa e volte sempre que puder! Sempre será muito bem vindo! Abraço cara! Até mais o/

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...