segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OBSCURE!

Escrito e editado por: Mr.Gameworld

Gênero: Survival Horror
Plataforma: Playstation 2, XBox, Windows
Ano de Lançamento: 2005
Produtora: Hydravision



Revisão: em 2005 a produtora Hydravision decidiu inovar com um Survival Horror cheio de características interessantes. Aproveitando os conceitos básicos do gênero, a produção de Obscure conseguiu se mostrar muito competente, especialmente por trazer a tona uma possibilidade vista em poucos games de sua geração: um modo cooperativo (ou seja: o 2Player Mode, fazendo com que você possa jogar em dupla com um amigo seu)! Logo continuamos com mais detalhes sobre isso. Por hora vamos à historia: após o termino de um dia de aulas no colégio Leafmore, o jovem estudante Kenny resolve ficar até mais tarde para jogar basquete enquanto os outros vão embora. Algum tempo depois, o celular de Kenny toca. No vestiário, enquanto atende Ashley ao telefone, sua mochila é roubada, obrigando Kenny a perseguir o ladrão até chegar a um desconhecido porão da escola. No local, estranhas plantas pareciam tomar conta de tudo, gerando uma misteriosa fumaça negra. Kenny encontra um jovem chamado Dan, que parecia estar em pânico por algo que havia ocorrido lá embaixo. Ao tentar sair do porão Kenny acaba sendo trancado. As aulas retornam no dia seguinte e Josh planeja começar uma busca por seu amigo, junto com Shannon e Ashley (irmã e namorada de Kenny respectivamente), que logo encontram também Stan. As buscas começam e misteriosas criaturas aparecem no colégio. Agora cabe a você ajudar os protagonistas da historia a desvendar os mistérios por trás do desaparecimento de Kenny e o que realmente se passa em Leafmore, o colégio que te ensina coisas que você nunca gostaria de saber!

Jogabilidade: em Obscure você controla um personagem e leva um ajudante com você, que é controlado pela inteligência artificial (ou pelo player 2, pois existe a possibilidade de jogar para dois). Cada personagem tem uma característica diferente, dando sempre uma boa ajuda em determinados pontos do jogo. É possivel também trocar o personagem que está sendo controlado por você ou até mesmo trocar seu ajudante, pois sempre haverá uma sala no jogo onde todos eles ficarão de plantão. Você pode distribuir as armas que você consegue entre os personagens, fazendo assim com que seu companheiro lhe ajude nos combates. Alias as armas são muito interessantes, pois variam de tacos de baseball até pesadas armas de fogo. Vale a pena lembrar que Obscure exige cautela por parte dos jogadores, basicamente por dois motivos: 1) Os saves são limitados (no inicio, são realmente limitados). Você consegue CDs para salvar seu jogo, que ao serem usados, somem do inventário. Ou seja: salve somente quando tiver mais de um CD com você. 2) Quando um personagem morre, ele morre para sempre! Por isso não basta cuidar somente de você, mas também do seu companheiro (isso se você pretende deixar todos vivos, é claro. Não é uma obrigação, pois a morte de um personagem não significa Game Over)! Existem ainda alguns comandos interessantes que aumentam ainda mais a interação com seus companheiros. Esses são comandos que tem como objetivo dar algumas instruções para a máquina, indicando à ela como agir, sendo possível pedir para seu ajudante ficar em determinado ponto ou seguir você, por exemplo. Fora esses detalhes bastante peculiares, a jogabilidade segue as tradições dos Survival Horrors, com explorações pelos cenários em busca de itens e enigmas bem pensados, tudo isso seguindo o conhecido plano de Câmeras Fixas (como em outros vários games de terror).

Pros: os gráficos são ótimos, bem definidos e desenvolvidos, tanto nos cenários quanto nos personagens e monstros; sistema interessante de uso de dois personagens (que se torna melhor ainda se você jogar no modo 2 player com a ajuda de um amigo); clima extremamente peculiar e, à sua maneira, assustador, mexendo com a velha temática "terror colegial" do cinema Norte Americano; o uso de armas brancas é um destaque, sendo que tais armas são realmente muito úteis; para quem gosta de desafios, Obscure é uma bela escolha, pois apresenta um nível de dificuldade bastante elevado (até mesmo para aqueles que já estão acostumados com games do gênero); o enredo, apesar de relativamente simples, ainda assim consegue prender os jogadores, com personagens interessantes, Cutscenes muito legais e boas explicações sobre tudo que ocorre no colégio ao longo da jogatina.

Contras: definitivamente Obscure me pareceu ter sido feito para ser jogado com dois jogadores, pois a inteligência artificial poderia ser chamada de "idiotice artificial". Em certos lugares é mais seguro você ir sozinho e limpar a área antes, para só depois buscar um companheiro, pois em meio a muitos inimigos a máquina só atrapalha ao invés de ajudar (isso tudo muda quando se joga para dois, pois eu mesmo terminei o game pela segunda vez com um jogador inexperiente em games de terror e foi mais tranquilo do que quando terminei sozinho!).

Screenshots:











Trailer:















Considerações Finais: Em meio a tantos games de terror, é normal que alguns se destaquem mais do que os outros. Por vezes, é até mesmo difícil compará-los, sendo que cada vez mais o gênero Survival Horror trás novas características. Obscure pode não ter ganhado uma atenção imensa da mídia, como foi o caso de várias séries/games que tiveram presença garantida na geração Playstation 2 (como Fatal Frame, Silent Hill, Haunting Ground, etc). Mas o jogo conseguiu adquirir seu merecido respeito por trazer conceitos pouco explorados, como o sensacional modo 2Player! E acredite: existem poucas coisas mais divertidas do que chamar aquele seu grande amigo para jogar um bom game de terror e tomar bons sustos pelos sombrios e assustadores corredores do colégio Leafmore! Se não jogou esse game, jogue! Vale muito a pena! Muito obrigado pela visita! Deixe seu comentário! Até mais, pessoal! E não deixem de conferir minha review sobre o segundo game (Obscure: The Aftermath, lançado em 2007)!


5 comentários:

  1. Um dos melhores jogos de Ps2 que já joguei, sinceramente, esse jogo o prende de tal forma que é meio raro hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Tambem gostei muito de Obscure, especialmente por ele se diferenciar bastante dos demais Survival Horrors. Grande game, sem duvida nenhuma! Obrigado pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Depois de três anos na geladeira acabei de zerar esse jogo. Não foi tão difícil quanto eu achei e certamente foi bem mais divertido. Um survivor que talvez não acrescente muito ao estilo mas seguramente tem seu valor, sendo bastante divertido e difícil de conseguir parar de jogar. Agora aguardo o 2 que me prometeram ser mehor ainda! Quero só ver, hehehe...

    Edu-jb

    ResponderExcluir
  4. Edu-jb: a questão da diciculdade é mais uma questão de costume, de pegar o ritmo, como já haviamos conversado algumas vezes. Quanto a não acrescentar muito ao estilo, isso é muito relativo. Primeiramente, creio que o Survival Horror foi um estilo que teve games tão diferentes entre si, com suas proprias caracteristicas, que fica dificil (para não dizer impossivel) fazer comparações. Mas entendo o que quer dizer. Quanto ao 2, pode esperar algo no minimo ainda melhor (não em jogabilidade, pois nisso nem teria muito o que melhorar, mas sim em enredo mesmo)! Abraço brother! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. ObsCure, concerteza está no meu " top 10 melhores games " ! Aguardo desesperadamente o próximo a ser lançado. (:

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...